De volta ao Distrito Federal, atletas de três modalidades paralímpicas conquistaram dezenas de medalhas em competições realizadas em Uberlândia (MG) e São Paulo (SP), no fim de semana. Quatro alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Santa Maria e Gama se destacaram nas provas da etapa Regional Centro-Leste do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação, que valeram índices para o ranking nacional. Kássia Gomes de Sá também foi premiada na Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem.
Na cidade mineira, cerca de 50 esportistas e comissão técnica, subsidiados pelo programa Compete Brasília, participaram do Circuito Brasil Loterias Caixa, que garantiu vagas para torneios nacionais e internacionais para os melhores colocados. No atletismo, na Classe T37, Paulo Flaviano Pereira, 33 anos, aluno do COP de Santa Maria, conseguiu pontuação para disputar o Campeonato Brasileiro, em setembro. Ele foi campeão nas provas de 200 metros rasos e 400 metros rasos.
A natação trouxe resultados ainda mais expressivos. Do Centro Olímpico e Paralímpico de Santa Maria, Sarah Isidoro dos Santos, 18 anos, da Classe S8, levou medalha de prata nas provas de 50 metros e 100 metros livre e bronze nos 100 metros costas. Fabrício Amorim da Silva, 29 anos, da Classe S6, conseguiu medalha de prata nas cinco provas em que participou – 400 metros nado livre, 100 costas, 100 metros nado livre, 50 metros nado livre e 100 metros peito.
O nadador representante da unidade do Gama, Lucas Souza Barros, 18 anos, da Classe S13, superou as expectativas ao alcançar três índices para o Campeonato Brasileiro, em outubro, e dois para o Open Internacional Loterias Caixa, de 23 a 28 de abril. As sete medalhas – entre ouro, prata e bronze – foram conquistadas nas provas de 100 metros livre, 50 metros livre, 400 metros livre, 100 metros borboleta, 100 metros costas, 100 metros borboleta e 200 metros medley.
Na Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, na capital paulista, Kássia Gomes de Sá, 27 anos, subiu ao pódio em quatro ocasiões. Ela foi vice-campeã nas Classes VL2 (canoa) e KL1 (caiaque), respectivamente, nas provas de 200 metros e 500 metros e na prova de 200 metros. Nos 500 metros da Classe KL1 (caiaque), Kássia ficou com a medalha de bronze. A atleta também viajou para São Paulo por meio do programa Compete Brasília.