Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
11/02/25 às 8h55 - Atualizado em 25/02/25 às 16h27

Abertas as inscrições para voluntários esportivos no DF

Credenciamento começa nesta terça-feira (25) e segue até 2026

 

Por Gláucia Beatriz – ASCOM SEL/DF

 

A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF) abriu, nesta terça-feira (25), as inscrições para o credenciamento de voluntários sociais esportivos. O edital nº 01/2025 faz parte do Projeto Esporte Social Voluntário e tem como objetivo ampliar o acesso à prática esportiva e fortalecer a inclusão social nos espaços esportivos e de lazer do DF.

 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema de Gestão dos Espaços, Atividades e Profissionais do Esporte (Seape).

 

 

O prazo para inscrição se estende até 31 de dezembro de 2026. Os candidatos precisam apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e certidões negativas criminais, além de um currículo básico.

 

O Secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, destacou a importância da iniciativa para a promoção da prática esportiva e para a ampliação do acesso da população às atividades físicas nos espaços públicos.

 

O programa substitui o antigo Educador Voluntário e permite que os selecionados atuem em diferentes modalidades esportivas, auxiliando na realização de atividades físicas e recreativas. De acordo com o edital, os voluntários receberão um valor de R$ 37 por dia de atuação para cobrir despesas com transporte e alimentação, sem caracterização de vínculo empregatício.

 

Os voluntários selecionados assinarão um termo de adesão e compromisso de voluntariado. A carga horária mínima é de uma hora diária, podendo incluir turnos matutino, vespertino ou noturno, com atuação também nos finais de semana e feriados.

 

O programa é uma oportunidade para quem deseja contribuir com o desenvolvimento do esporte no DF, fortalecendo a inclusão social e incentivando hábitos saudáveis na comunidade.

 

O Projeto Esporte Social Voluntário mostra que a prática esportiva vai além da atividade física e abrange também a inclusão social | Foto: Divulgação/SEL-DF