2/05/23 às 12h00 - Atualizado em 6/06/24 às 13h05

Perguntas Frequentes – SEL

Qual a finalidade do Programa Compete Brasília?

O Programa Compete Brasília tem o objetivo incentivar a participação de atletas e paratletas de alto rendimento das mais diversas modalidades em campeonatos nacionais e internacionais, por meio da concessão de transporte aéreo (destinos nacionais e/ou internacionais) e/ou transporte terrestre (destinos nacionais).

Quem pode participar do Programa Compete Brasília?

Atleta e paratleta com residência fixa no Distrito Federal há no mínimo dois anos e que seja federado e em plena atividade esportiva.

Como participar do Programa Compete Brasília?

O atleta e paratleta deve apresentar documentação à Secretaria com 30 dias de antecedência da data prevista para o início de competição nacional e 40 dias para competição internacional. Entre elas,  documentos comprobatórios da competição na qual pretende participar, segundo os critérios do artigo 6º inciso VII da portaria do programa;  currículo assinado pela federação  contendo  a comprovação da qualificação na modalidade; declaração de contrapartida a ser oferecida ao Distrito Federal.

Qual a finalidade do Programa Bolsa Atleta?

O Programa tem a finalidade de patrocinar individualmente  atletas e paratletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais. A bolsa é concedida por um ano em 12 parcelas mensais.

Quem pode participar do Programa Bolsa Atleta?

–  Atleta em plena atividade esportiva e residente no DF há mais de 3 anos. Para o paratleta, são exigidos 2 anos;

–  Atleta que tenha participado de competição esportiva em âmbito nacional e/ou no exterior no ano imediatamente anterior àquele em  que tiver sido pleiteada a concessão do benefício do Programa.

Como participar do Programa Bolsa Atleta?

O pedido para participar do Programa é feito pela federação,  a qual o atleta é filiado, à Secretaria de Esporte e Lazer.

Quais as categorias da bolsa?

Estudantil, Distrito e Nacional

Qual o valor da bolsa?

Varia de R$ 354 (estudantil) a R$ 6.400 (nacional)

Quais as modalidades atendidas pelo Programa Bolsa Atleta?

Iatismo, Atletismo, Judô, Voleibol,  natação, Basquetebol, Futebol, Hipismo Tênis,   Ciclismo, Saltos Ornamentais, Taekwondo, Triathlon, Ginástica Artística,  ginástica Rítmica, Handebol, Tênis de Mesa

Paratleta:   atletismo,  badminton, basquete em cadeira de Rodas,  Bocha, Futebol 7, Futebol de 5,  Futebol campo p/ pessoa surda, Futsal para pessoa surda, Goal Ball,  Natação, Rúgbi, Tênis de mesa, Tênis cadeira de rodas, Tiro com Arco, Vela, Ciclismo, Hipismo, Remo, Voleibol de areia p/ pessoa surda, Voleibol Sentado.

Qual a finalidade do Programa Escola de Esporte?

O Programa Escola de Esporte tem o objetivo incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, integrar o adulto, o idoso e pessoas com deficiência em programas que estimulem um hábito de vida saudável e formar equipes esportivas que possam revelar talentos para o cenário esportivo.

Quem pode participar do Programa Escola de Esporte?

Toda a comunidade do DF e do Entorno. As vagas são prioritariamente disponibilizadas aos alunos da rede pública do ensino regular.

Como participar do Programa Escola de Esporte?

Semestralmente são abertas matrículas nos meses de fevereiro e agosto. Os interessados devem se dirigir à Secretaria de Cursos, localizado no Complexo Aquático Cláudio Coutinho

Quais as modalidades oferecidas pelo Programa Escola de Esporte?

São oferecidas  9  modalidades:  alongamento,   deep water,  ginástica acrobática,  judô,  karatê,  musculação,  nado sincronizado,  natação e saltos ornamentais

É cobrada mensalidade para praticar as atividades oferecidas pelo Programa Escola de Esporte?

Não.  O aluno paga apenas uma taxa semestral de R$ 60 (crianças de 6 a 7) e R$ 80 (adultos). O valor é destinado ao Fundo de Apoio ao Esporte do Distrito Federal.

Onde são praticadas as atividades do Programa Escola de Esporte?

No Complexo Cláudio Coutinho

Qual a finalidade do Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos?

O Programa tem a finalidade de assegurar o atendimento socioeducativo por meio da prática esportiva, de ações transversais, sociorrecreativas e de lazer contribuindo, assim, para o pleno desenvolvimento humano. A proposta do programa oferece, prioritariamente, às crianças e adolescentes, alternativa diferente de vida usando atividades em que os valores como cooperação, solidariedade, pensamento crítico, autoestima, propiciem enriquecimentos internos, transformando assim as expressões da sua conduta.

Quem pode participar do Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos?

Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência de toda a comunidade.

Como participar do Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos?

As matrículas abrem sempre na primeira terça-feira do mês durante três dias. E são preenchidas de acordo com o número de vagas. Casa  haja, uma demanda maior que o número de vagas, é realizado sorteio.

Onde se inscrever para participar do Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos?

São 12 Centros olímpicos e Paralímpicos: Brazlândia, Ceilândia – P Norte, Estrutural,  Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Samambaia, Santa Maria,  São Sebastião, Sobradinho, Ceilândia – Setor O e Planaltina.

Quais as modalidades oferecidas pelo Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos?

São 24 modalidades oferecidas que nem sempre as mesmas para todas as unidades. Entre elas, têm futsal, natação, vôlei, basquete,  ginástica, atletismo, karatê, judô, capoeira e saltos ornamentais.

Paga alguma mensalidade para participar do Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos?

Não. As atividades são todas gratuitas para a população.