Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/11/17 às 11h22 - Atualizado em 17/12/19 às 12h08

Bosque do Atleta recebe mudas nativas do cerrado

A segunda etapa do plantio de espécies nativas do Cerrado ocorreu nesta sexta-feira (24) pela manhã. A atividade faz parte do programa de sustentabilidade dos Jogos Escolares da Juventude, sendo essa a primeira edição carbono neutro na história do evento esportivo. O Bosque do Atleta, no Parque da Cidade, vai contar com 2 mil mudas.

Assim como os embaixadores das modalidades coletivas Kelly Batista (basquetebol), Lenísio Teixeira (futsal), Silvia Helena (handebol) e Fofão (voleibol), estiveram presentes na atividade a secretária-adjunta do Esporte e Lazer, Ricarda Lima, o secretário-adjunto de Educação, Clovis Lucio da Fonseca Sabino; e atletas e chefes de delegações representantes das unidades da federação.

Dando início ao plantio de mudas nativas do cerrado, os embaixadores das modalidades individuais, os atletas, os chefes de delegações e a secretária de Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, se encontraram no fim de semana, na Escola da Natureza, no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, para inaugurar o Bosque do Atleta, com as primeiras espécies.

Sustentabilidade – Saiba Mais
De acordo com a responsável pelo programa de sustentabilidade do Comitê Olímpico do Brasil, Beatriz Yu Marins, a emissão de dióxido de carbono, um dos mais impactantes dos gases do efeito estufa, pode ser neutralizada ou compensada, a partir do plantio de 2 mil mudas. “Esse é um momento forte devido ao incêndio da Chapada dos Veadeiros, que devastou quase 25% de sua área. Além de compensar nossas emissões, a gente reverencia esse bioma”, diz.

As mudas do cerrado serão plantadas pela Secretaria de Meio Ambiente na Virada do Cerrado.