O Centro Olímpico e Paralímpico (COP) de Samambaia comemorou, nesta sexta-feira (18), 10 anos de sua inauguração. Para celebrar o aniversário do primeiro COP do Distrito Federal, a Secretaria de Esporte e Lazer programou uma festa para toda comunidade comemorar esta data especial.
Durante todo dia, os moradores de Samambaia participaram de aulas especiais de ginásticas, assistiram apresentações musicais e as crianças ainda aproveitaram as atividades recreativas e os brinquedos infláveis disponibilizados pelo Centro.
Para o secretário da pasta, Leandro Cruz, os Centros Olímpicos e Paralímpicos são instrumentos que ajudam na vida das pessoas proporcionando qualidade de vida e auxiliam na iniciação esportiva. “O Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia completa hoje 10 anos de história transformando vidas e incentivando a prática esportiva. É uma honra tocar este projeto e ajudar a transformar vidas. Gostaria de agradecer os professores, coordenadores, todos os profissionais que trabalham no Centro, aos pais e aos alunos”, destacou Leandro.
O ginásio do Centro de Samambaia estava lotado com pessoas de todas as idades que fizeram questão de celebrar esta data. Paulo Henrique Liberato, 12 anos, é aluno de natação e vôlei. Ele frequenta o COP quatro vezes por semana. “Comecei a praticar esporte com 10 anos aqui no Centro Olímpico e Paralímpico. Eu adoro as aulas aqui. Os professores são ótimos e o esporte ajudou a melhorar minha saúde e autoestima”, contou. Além dele, os pais, a irmã e o primo também são frequentadores assíduos do Centro Olímpico e Paralímpico.
Maria Carolina Batalha, 12 anos, também frequenta o COP desde 2017. Ela faz aulas de ginástica rítmica e para esta festa, a turma dela preparou uma apresentação ao som de “Quebra-nozes”. “É muito legal fazer parte desta celebração. Ao longo do ano a gente aprende tanto coisa aqui dentro e esta apresentação é uma forma de retribuir”, disse.
Centros Olímpicos e Paralímpicos
Os Centros Olímpicos e Paralímpicos tem a finalidade de assegurar o atendimento socioeducativo por meio da prática esportiva, de ações transversais, sociorrecreativas e de lazer contribuindo, assim, para o pleno desenvolvimento humano. São 12 unidades no DF (Planaltina, Setor O, Parque da Vaquejada, Sobradinho, São Sebastião, Riacho Fundo I, Samambaia, Recanto das Emas, Estrutural, Gama, Brazlândia e Santa Maria) que atendem crianças (a partir de 4 anos), adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.
Os COPs oferecem aos alunos diversas modalidades esportivas como natação, hidroginástica, basquete, futebol, ginástica, karatê, etc. E atendem cerca de 30 mil alunos.