Os atletas vão disputar medalhas no basquete 3×3, natação, bocha e atletismo
O Compete Brasília enviou uma delegação de 22 pessoas, sendo 15 atletas, para a terceira edição das Paralimpíadas Universitárias. O evento será realizado nos dias 25 e 26 no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo e vai reunir 382 atletas de 21 estados mais o Distrito Federal.
Na competição, serão disputadas oito modalidades: atletismo, bocha, basquete 3×3, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. O basquete 3×3 é uma novidade da edição de 2019. E os atletas que viajaram por meio do Compete Brasília vão participar do basquete 3×3, natação, bocha e atletismo.
Um dos representantes da delegação brasiliense é o estudante João Pedro Sales, de 18 anos. Ele treina diariamente no Centro Olímpico da UNB. “Comecei a natação para reabilitação e acabei pegando o gosto e a professora disse que eu tinha talento”, disse o jovem que neste ano conseguiu três pratas no campeonato regional realizado em Uberlândia, nas provas de 50 crawl, 100 crawl e 100 costa.
“Esta será uma ótima experiência. É a primeira vez que eu vou participar de uma grande competição e quero trazer para Brasília bons resultados”, contou João Pedro.
Quem também vai brigar por medalhas dentro das piscinas é Sarah Fernandes, de 18 anos. A rotina da nadadora também é intensa. Ela divide os estudos com os treinos diários no Centro Olímpico da UNB e esta será a primeira vez que ela vai participar de uma competição universitária.
“Eu já viajei pelo Compete Brasília para campeonatos regionais e jogos escolares, mas agora é uma grande competição. Estou ansiosa. É uma oportunidade de conhecer outros atletas e fazer um intercâmbio com eles”, comentou a atleta especialista em nado crawl.
Já Isadora Maria Gomes Feitosa, 19 anos, compete nos 50 e 100 metros livre, na categoria S9. A esportista, beneficiada pelo programa Bolsa Atleta, conquistou duas medalhas de ouro nas Paralimpíadas Universitárias do ano passado, nos 50 metros costas e 50 metros livre. “Quero fazer uma boa prova e trazer medalhas”, ambiciona.
Gabriel Koga Mota, 19 anos, da categoria S9, entra na piscina para nadar as provas de 50 e 100 metros livre. Em 2018, ele levou o segundo lugar nos Jogos Aquáticos de Salta, na Argentina, e a segunda colocação nos Jogos Escolares. “Meu foco nas Paralimpíadas é o índice para conseguir o Bolsa Atleta e melhorar meu tempo”, destaca.
No atletismo, Elismar Vieira, de 23 anos, tenta medalha, na categoria F37, em duas modalidades – no lançamento de dardo e no arremesso de peso. Em 2017, ele começou a fazer fisioterapia no Centro Olímpico e Paralímpico de São Sebastião.
Bocha – Lucas Victorio Ribeiro da Costa, 20 anos, e Milenna Silva de Moraes, 20 anos, representam o DF na bocha, respectivamente, nas categorias BC1 e BC3. Lucas foi o primeiro esportista do DF a conquistar medalha em um torneio nacional, o que possibilitou os participantes da modalidade a pleitearem o benefício do Bolsa Atleta.
Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro, a Paralimpíada Universitária tem como objetivo estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual ou intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, para promover a ampla mobilização em torno do esporte.
Confira a lista dos atletas do DF que viajaram pelo Compete Brasília:
Elisma da Silva – Atletismo
Agna da Cruz – Atletismo
Rodrigo de Brito – Atletismo
Lucas da Costa – Bocha
Milena de Moraes – Bocha
Isadora Feitosa – Natação
Marcelo Bezerra – Basquete
João Pedro Sales – Natação
Sarah dos Santos – Natação
Giulia Alves – Natação
Cdrik Mendes – Basquete
Neilson de Alencar – Basquete
Gabriel Mota – Natação
Diego Costa – Basquete
Pyther Monteiro – Basquete