Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/04/21 às 13h40 - Atualizado em 7/04/21 às 13h42

Um alerta sobre a importância do esporte na pandemia

O Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esporte se reuniu virtualmente nesta terça-feira (6), Dia Mundial de Atividade Física, com a participação da secretária do Distrito Federal, Giselle Ferreira, para debater o papel fundamental das pastas de todo o país no combate à pandemia de Covid-19. Com a presença da vice-presidente do Fórum, Mariana Dantas, o grupo elaborou uma carta aberta que reafirma seu compromisso com a sociedade.

 

O documento destaca a importância da classificação das atividades físicas como essenciais no período da pandemia e fundamentais na manutenção da saúde e nos programas contra a obesidade. Nesse sentido se mostra essencial a inclusão do profissional de educação física na área da saúde. Para a prática esportiva adequada, dentro dos protocolos de segurança, os parques e academias precisam reabrir ou continuar em funcionamento.

 

“Estamos reunindo esforços para levar mais qualidade de vida para todos os brasileiros. E com essa carta aberta, reivindicamos mais voz para a classe esportiva, tão essencial nesse momento e que pode ajudar a salvar vidas. Precisamos que o esporte tenha mais espaço para fazer a sua parte, que é levar mais saúde para a sociedade por meio da prática regular de atividades físicas”, destaca Giselle Ferreira.

 

Mais recomendações

Diante do crescimento do número de pessoas curadas e maior conhecimento sobre as sequelas causadas pela doença, há maior procura pela reabilitação, tendo o exercício físico como um dos pilares nessa recuperação. Para que tudo isso ocorra, a vacinação e o auxílio aos atletas e corpo técnico precisam ser priorizados. Por fim, eventos e campeonatos esportivos devem seguir o calendário com base nas medidas de saúde locais e nacionais.