Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
2/09/23 às 9h24 - Atualizado em 3/09/23 às 10h18

Secretaria de Esporte e Lazer cria comitê para propor ações de acessibilidade e inclusão

Sugestões serão recebidas por meio da ouvidoria da SEL

 

A Secretaria de Esporte e Lazer estabeleceu, por meio de portaria, a criação de um Comitê voltado para a ampliação de acessibilidade e inclusão no âmbito do órgão. O grupo de trabalho, composto por representantes de diversas áreas da pasta, será responsável por propor ações que possam ampliar a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência em diferentes contextos, garantindo que as instalações, serviços, programas e atividades, desenvolvidos pela SEL, estejam acessíveis para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou características individuais.

 

Por meio da ouvidoria, unidade responsável pela proposição da criação do Comitê, o grupo de trabalho receberá as sugestões de melhorias em relação à acessibilidade e inclusão no que diz respeito aos serviços oferecidos pela pasta. As sugestões poderão ser realizadas por meio do site www.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

À SEL caberá o compromisso de ampliar e dar seguimento às ações implementadas pela ouvidoria visando promover a acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, por meio da eliminação de barreiras e obstáculos, as quais demonstram a relevância e o impacto positivo que as ações inclusivas já trouxeram até o momento.

 

Na avaliação do secretário de Esporte e Lazer, a sugestão de criação do Comitê alinha-se ao compromisso da pasta em promover a igualdade de oportunidades. “Temos a missão de desenvolver políticas, programas e projetos voltados à inclusão no âmbito esportivo e de lazer, assegurando que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou características, tenham acesso equitativo aos serviços e oportunidades oferecidos pela pasta”, destaca.

 

Ações inclusivas – A Secretaria de Esporte e Lazer tem trabalhado para fomentar o esporte inclusivo no DF. Para isso a pasta tem contribuído com a realização e apoio a eventos com o objetivo de acelerar e facilitar o acesso das pessoas com deficiência à prática esportiva em todas as suas esferas e em todas as faixas etárias.

 

Em maio deste ano, a pasta anunciou a construção de um playground público inclusivo no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. O intuito é implementar na capital federal um parque semelhante ao Parquinho Positivo, localizado no Parque Barigui, em Curitiba, com piso emborrachado para garantir a segurança das crianças, brinquedos inclusivos e pinturas devidamente estudadas para suas funções, para guiar os usuários dentro do espaço.

 

Foto: SEL