Governo do Distrito Federal
28/07/23 às 11h57 - Atualizado em 28/07/23 às 12h05

Parceria vai garantir fortalecimento do paradesporto e esporte inclusivo no DF

Ações serão efetivadas por meio do Programa de Esporte Inclusivo

 

Uma parceria firmada entre a Secretaria de Esporte e Lazer e a Secretaria da Pessoa com Deficiência vai garantir a efetivação de ações conjuntas visando fomentar o paradesporto e o esporte inclusivo em todo Distrito Federal. A normativa publicada no Diário Oficial estabelece regras para criação de Grupo Executivo para elaboração do Programa de Esporte Inclusivo na cidade.

 

A Secretaria de Esporte e Lazer tem trabalhado para buscar a valorização do paradesporto e do esporte inclusivo no DF. Para isso a pasta tem contribuído com a realização e apoio a eventos com o objetivo de acelerar e facilitar o acesso das pessoas com deficiência à prática esportiva em todas as suas esferas e em todas as faixas etárias.

 

Para o secretário interino da pasta, Renato Junqueira, o paradesporto tem sido uma das principais prioridades da Secretaria. “Estamos dedicando esforços significativos para promover a inclusão e a valorização dos atletas com deficiência no Distrito Federal. Nosso compromisso é proporcionar um ambiente cada vez mais acessível para que os paratletas possam desenvolver todo o seu potencial esportivo”, destaca.

 

Ele ainda explica que a portaria conjunta vai permitir assegurar que todos os cidadãos do DF tenham a chance de participar plenamente do cenário esportivo, independentemente de suas habilidades ou deficiências. “Acreditamos que o esporte é uma ferramenta poderosa para a inclusão social e a superação de barreiras”, ressalta Junqueira.

 

Na avaliação do secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos, as duas Secretarias poderão estabelecer uma política pública específica e efetiva voltada para atender às pessoas com deficiência nessa área. “As ações já existiam, mas serão ampliadas e melhoradas por meio desse trabalho porque, aí sim, vai ser construído um programa de esporte inclusivo”, afirma.

 

Foto: SEL

As pastas já trabalhavam de forma conjunta em ações pontuais, como o apoio aos paratletas por meio dos programas Compete Brasília e Bolsa Atleta, além das atividades oferecidas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos. “Eu, como secretário e como atleta, sempre evidenciei a importância do esporte como uma poderosa ferramenta de inclusão”, finaliza Flávio.

 

EVENTOS INCLUSIVOS

 

Em maio deste ano, o Centro Olímpico e Paralímpico do Gama, recebeu mais de 350 inscrições para o Festival Paralímpico, que pela primeira vez ocorreu em Brasília. O evento realizado pela SEL proporcionou aos participantes a inclusão por meio da vivência lúdica nos esportes paralímpicos.

 

O Campeonato Regional Centro-Oeste de Bocha Paralímpica foi outro marco na capital federal. O evento, que recebeu o apoio inédito da pasta, serviu como etapa classificatória para o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, além de ter proporcionado aos atletas a oportunidade de ter representado suas associações e região em uma competição de nível nacional. Outras competições paradesportivas também foram apoiadas pela SEL, como o Brasileiro de Adestramento Paraequestre, Centro-oeste de Handebol de Surdos e o Campeonato Regional de Goalball.