Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
14/09/23 às 11h26 - Atualizado em 15/09/23 às 9h44

Parceria garante convocação de mais professores para a Escola de Esporte

Haverá aumento de 90% no quadro efetivo do programa, que oferece aulas de saltos ornamentais, natação e karatê, entre ou

 

Uma parceria firmada entre as secretarias de Esporte e Lazer (SEL) e de Educação (SEE) do DF vai garantir o fortalecimento das atividades físicas desenvolvidas pelo programa Escola de Esporte, que são oferecidas prioritariamente aos estudantes da rede pública de ensino, mas também contemplam a comunidade do DF. Alunos de escolas públicas, idosos e pessoas com deficiência (PcDs) têm isenção na taxa de matrícula.

 

A normativa publicada no Diário Oficial do DF (DODF) estabelece um aumento de 90% no quadro efetivo, por meio da convocação de novos professores habilitados em educação física, devidamente qualificados para ministrar aulas. Atualmente, a Escola de Esporte conta com a atuação de oito profissionais. Com a parceria, esse número subirá para 15. Outra novidade trazida pela portaria é a reposição de professores quando houver afastamento por aposentadoria.

 

O programa Escola de Esporte oferece aulas de saltos ornamentais, natação, nado artístico, deep water, alongamento, ginástica acrobática, musculação e karatê | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

 

O secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, explica que a nova portaria vai garantir o fortalecimento do programa e a celeridade na efetivação de matrículas na Escola. “Após a seleção dos novos professores, a nossa expectativa é chamar mais de 800 inscritos que estão na lista de espera para realizar matrículas na escola. Além disso, a proposta também é facilitar o acesso da comunidade do DF à prática esportiva”, ressalta.

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destaca a importância do projeto. “Praticar um esporte é fundamental para a manutenção da saúde tanto de crianças quanto adolescentes. Com essa parceria vamos atender ainda mais estudantes da rede pública de ensino. Manter um corpo ativo é manter um corpo mais saudável, não só fisicamente, mas também psicologicamente.”

 

Os novos professores serão convocados pela SEE, por meio de concurso de remoção elaborado em conjunto com a SEL, para atuação no primeiro semestre de 2024. A portaria informa que a gestão operacional da parceria será realizada por meio do comitê gestor, formado por representantes das duas secretarias. O comitê vai avaliar a disponibilização, para as atividades do programa, das instalações de locais como o Complexo Aquático Cláudio Coutinho e dos centros olímpicos e paralímpicos (COPs).

 

Escola de Esporte

 

O programa Escola de Esporte tem como objetivo incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e integrar o adulto, idoso e pessoas com deficiência em atividades que estimulem um hábito de vida saudável, além de formar equipes esportivas que possam revelar talentos para o cenário esportivo.

 

O programa oferece aulas de deep water, natação, nado artístico, saltos ornamentais, alongamento, ginástica acrobática, musculação e karatê. As matrículas são realizadas semestralmente conforme a disponibilidade de vagas. A idade mínima para praticar atividade é a partir dos 6 anos, de acordo com cada modalidade.