Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/21 às 11h37 - Atualizado em 1/10/21 às 11h41

Esporte participa de encontro de atletas paralímpicos

Na ocasião foram doadas bolas de goalball para esportistas da cidade

 

 

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no mês de setembro, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) participou nesta quinta-feira (30) do primeiro Encontro de Atletas Paralímpicos, promovido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, na estação do metrô da 112 Sul. Na ocasião, os esportistas da cidade foram homenageados com medalhas de Honra ao Mérito e certificados.

 

A secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, participou da solenidade e aproveitou a ocasião para fazer a doação de duas bolas de goalball para a Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV) para serem utilizadas pelos praticantes da modalidade. “Estamos atuando na distribuição de materiais esportivos, inclusive, itens específicos para os atletas com deficiência, como o caso dessas bolas”.

 

O diretor de esporte da ABDV, Marcos Antônio, reforçou a importância da contribuição ao receber as bolas de goalball. “É um grande feito porque Brasília tem quatro equipes e a bola é o item mais caro em nosso meio, com valores que variam entre R$ 950 e R$ 1 mil cada uma, e durabilidade de dois a três meses. Não temos condições de comprar e com essa doação os atletas de base vão ter mais oportunidade”.

 

Quem também participou do evento foi Jéssica Vitorino, atleta de goalball que participa dos programas Compete Brasília e Bolsa Atleta, da pasta do Esporte. A jovem faz parte da seleção brasileira da modalidade e se destacou nas Paralimpíadas de Tóquio, quando alcançou o seu time quarto lugar. “Foi uma doação muito importante porque já estamos em preparação para o campeonato brasileiro”, disse.

 

No total, 40 esportistas paralímpicos de variadas modalidades, assim como profissionais de educação física relacionados à área, participaram da homenagem, que contou também com as presenças do secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, e da deputada federal Celina Leão. A solenidade respeitou os protocolos de segurança, como o distanciamento social e o uso de máscaras.

 

ASCOM/SEL