Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
25/03/22 às 16h25 - Atualizado em 28/03/22 às 11h49

Compete Brasília leva nadadores paralímpicos para torneio na Itália

Seis atletas do Distrito Federal participaram da segunda etapa do ParaSwimming World Series, que ocorreu em Lignano Sabbiadoro, na Itália, na primeira quinzena do mês, com apoio do programa Compete Brasília, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). A competição funciona como etapa preparatória para a seletiva do mundial e serve de experiência por reunir os melhores nadadores do mundo.

 

A atleta Isabelle Garcia Velasquez, que compete pela Classe S6 (com limitações físico-motoras), conquistou três boas colocações no torneio, sendo dois terceiros lugares nas provas de 100m livre e 400m livre e um segundo nos 50m livre. Já a nadadora Larissa Rossi Langmer, da Classe S11 (com deficiência visual), conseguiu a segunda posição nos 50m livre e o quarto lugar nos 100m livre.

 

Dois beneficiários do programa Bolsa Atleta, da SEL, fazem parte do grupo que competiu no torneio. Élcio Cunha Pimenta Junior, da Classe S11 (com deficiência visual) conseguiu o oitavo lugar nas provas de 50m e 100m livre, e o quinto nos 100m peito e 400m livre. Gabriel Alves Barradas, da Classe S14 (com deficiência intelectual), levou o 12º lugar nos 100m costas e 29º nos 200m livre.

 

“A competição foi muito boa e produtiva. Sempre bom participar de etapas internacionais, tendo contato com melhores atletas do mundo e campeões paralímpicos. Fora toda a motivação que a gente tem para seguir treinando e alcançar nossos objetivos, o aprendizado e a experiência que eu já tinha em outras etapas, mas estamos sempre evoluindo e aprendendo mais, seja com técnica ou preparo mental e psicológico”, reforça Élcio.

 

O jovem destaca que sua meta para as próximas fases é conquistar o índice para o Mundial.

 

Por fim, Catarina Martins Machado, da Classe S9 (limitação físico-motoras) chegou duas vezes em oitavo lugar nos 10m livre e 50m livre e uma vez em quinto nos 100m peito. E Henrique Caetano Nascimento, da Classe S10 (limitação físico-motoras), o 14º, 11º e sexta colocações, respectivamente, nos 10m livre, 50m livre e 100m costas.

 

A secretária de Esporte e Lazer reforça a importância de acompanhar o desempenho dos atletas do DF. “Estamos sempre na torcida para que nossos esportistas façam o seu melhor nos torneios mundo afora. Nosso papel, como Estado, é promover condições desse atleta disputar as competições. E programas como o Compete Brasília e o Bolsa Atleta focam exatamente nessa questão”, destaca.