Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/19 às 15h42 - Atualizado em 27/06/19 às 16h42

Compete Brasília leva ginastas para  Sul-Americano na Bolívia

Três ginastas do Distrito Federal participam na Bolívia da Copa Sul-Americana de Ginástica Rítmica Individual e em Conjunto, que começa hoje (27) e termina dia 30 deste mês. Elas viajaram com apoio do programa Compete Brasília, da Secretaria de Esporte e Lazer. Louse Porto, Maria Clara Guimarães, e Maria Laura Brasil participam pela primeira vez de um campeonato internacional, que ocorre na cidade de Santa Cruz de la Sierra. “Eu sempre participei de competições regionais e nacionais. É a primeira vez que vou para fora do país. Estou ansiosa para esta nova experiência”, comentou Louise, de 14 anos.

 

A competição é mais um passo para a experiência profissional das atletas, que vão ter o primeiro contato com ginastas de outros países. “Estou nervosa com o Sul-Americano. Eu treinei muito para a série que vou apresentar na competição. Quero voltar para o Brasil bem colocada no ranking da ginástica rítmica”, disse Maria Clara, 15 anos.

 

Outra atleta que viaja pelo programa é  Lana Gonet, 16 anos. Ela vai disputar o Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Rítmica Adulto, no Rio de Janeiro, que é realizado hoje (27) e amanhã (28). Caso consiga a classificação para a etapa final, seu propósito no torneio, ela compete ainda no sábado (29).

 

A representante do DF  vai disputar no adulto/individual nos quatro aparelhos. “Meu objetivo é ficar acima da média e passar para a fase final nos aparelhos, ficando entre 10 primeiras colocadas”, destacou. Entre seus melhores resultados estão o primeiro lugar do Nacional Infantil da modalidade, em 2015, e em conjunto, em 2017. Na Gymnasíade do ano passado, ela faturou o terceiro lugar no individual e em conjunto.

 

Luta Olímpica

A atleta Geovania Marques Vieira, 16 anos, está em Morélia, no México, para a disputa  do Panamericano de Wrestling, que acontece  até o dia 3 de julho. Lutando na categoria 46 Kg, ela pretende repetir o resultado da companheira de equipe Ana França, medalha de ouro no mesmo torneio, na categoria 57 kg, na Guatemala, mês passado. “Vou fazer o meu melhor”, prometeu  a jovem.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal