Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
12/06/23 às 11h48 - Atualizado em 12/06/23 às 14h07

Começam hoje as seletivas para a Universíade 2023

Evento é classificatório para a Universíade 2023 em Chengdu

 

Apoiada pela Secretaria de Esporte e Lazer, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário dá início as competições que marcam a seletiva para a Universíade 2023. Além de definir os campeões nacionais, é classificatória para algumas modalidades convencionais que estarão nos Jogos Mundiais Universitários de Verão, em Chengdu, na China, realizados de 28 de julho a 8 de agosto. A abertura oficial do evento está marcada para hoje, às 19h30 no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

 

Foto: Saulo Cruz/CBDU

A partir de hoje até o dia 15 de são realizadas seletivas para as modalidades de atletismo, badminton, natação, saltos ornamentais, taekwondo e judô. Entre os locais que sediarão as competições estão o Centro Internacional de Convenções do Brasil, o Comando Militar do Planalto e Associação dos Servidores do Banco Central e Centro Olímpico da UNB. As seletivas estão sendo realizadas com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer DF, com recursos provenientes do Fundo de Apoio ao Esporte, totalizando R$ 700 mil.

 

“Apoiar o fortalecimento do esporte universitário faz parte do plano de trabalho da Secretaria de Esporte e Lazer. Esta seletiva deixará grandes legados para a cidade, a exemplo do fomento da economia, turismo, e a geração de emprego e renda”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro.

 

Participam dos JUBs Seletivas estudantes atletas nascidos no período compreendido entre 1º de janeiro de 1996 a 31 de dezembro de 2005, que estão regularmente matriculado na IES até o dia 31 de março de 2023 cursando e freqüentando o semestre no ano de 2023, em nível de graduação, pós-graduação na IES de seu Estado reconhecida ou autorizada pelo MEC. Cada estudante atleta participa de uma modalidade esportiva no evento.

 

Sobre a Universíade

 

Considerada a maior competição do esporte universitário mundial, a Universíade, os Jogos são organizados para atletas universitários pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) e ocorrem desde 1923. É realizado a cada dois anos, reunindo diversas modalidades, com até 12 mil atletas de 17 a 28 anos.