Governo do Distrito Federal
30/05/23 às 16h00 - Atualizado em 30/05/23 às 16h05

COB realiza visita técnica para avaliar candidatura de Brasília aos Jogos da Juventude 2025

Resultado da candidatura será oficializado pelo COB até a abertura dos Jogos da Juventude desse ano

 

O Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria de Esporte e Lazer segue firme mantendo a candidatura de Brasília como sede dos Jogos da Juventude 2025. O diretor de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil, Kenji Saito e o gerente de Esporte e Juventude, Daniel Santiago, realizaram visita técnica na cidade com o objetivo de avaliar os espaços indicados pela pasta para receber as competições.

 

Fotos: Edmundo Souza

Os representantes foram recebidos pelo secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, que também se reuniu com o secretário de Turismo, Cristiano Araújo e com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. Durante os encontros foram discutidas diversas tratativas em relação à candidatura da capital para sediar os Jogos.

 

 

“Foi com muita alegria em que recebemos os representantes do COB aqui na cidade. Isso demonstra que estamos no caminho certo para mantermos a candidatura de Brasília aos Jogos da Juventude 2025”, declara o secretário. “Este o tipo de evento que gera grandes resultados para cidade, como o fomento da economia e a geração de emprego e renda. Quando uma cidade sedia um evento desse porte, quem ganha é o governo como um todo, e a própria população”, conclui.

 

Os Jogos da Juventude envolvem mais de 6 mil pessoas em um período de 15 dias de evento. Um dos pilares para a definição da sede é a capacidade hoteleira da cidade, que precisa ser estruturada para comportar o evento dessa magnitude. “Brasília está pronta para receber grandes eventos esportivos nacionais e internacionais. Temos uma rede hoteleira com mais de 30 mil leitos, um aeroporto com conexões para todos os estados, o terceiro polo gastronômico do país, além de áreas adequadas para a prática esportiva, como o Lago Paranoá e o Parque da Cidade, considerado o maior parque urbano da América Latina, entre outros. Em Brasília respiramos esporte”, disse o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

 

Fotos: Edmundo Souza

Em 15 de abril, o GDF por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, formalizou a candidatura da capital para sediar o evento. Tombada como patrimônio cultural da humanidade, Brasília oferece boas rotas turísticas e um museu a céu aberto, além de ser composta por uma vasta rede hoteleira e dispor do maior parque urbano do país – o Parque da Cidade – e da segunda maior malha cicloviária entre as unidades da Federação: são 633,496 km, atrás apenas de São Paulo.

 

Brasília já recebeu três edições dos Jogos da Juventude. Uma das diretrizes do COB para a organização do evento é oficializar a cidade sede com dois anos de antecedência. Este ano os jogos serão realizados em Ribeirão Preto/SP e em 2024 é a vez de Blumenau/SC sediar as competições.

 

“Recebemos com muita alegria o interesse de Brasília ser sede mais uma vez em 2025. A cada ano que passa queremos realizar uma edição melhor e não será diferente nos próximos anos. Ribeirão 2023 e Blumenau 2024 têm um grande desafio pela frente e eu não tenho dúvidas que a definição com antecedência da sede de 2025 proporcionará tempo suficiente para o planejamento de um evento de excelência”, afirma o diretor de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil, Kenji Saito. O resultado da candidatura será oficializado pelo COB até a abertura dos Jogos da Juventude desse ano, em outubro, em Ribeirão Preto.