Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/19 às 14h46 - Atualizado em 27/09/19 às 14h57

Candangos buscam vaga para o mundial de Karatê

Liga da Juventude Youth League – Até 30 de setembro, em Monterrey, no México, uma turma do karatê – de até 18 anos – compete na Liga da Juventude Youth League. Lucas Hardy, 17 anos, na categoria júnior + 76kg; Gabriel Farias Santana, 13 anos, categoria sub-14 – 45 kg; e Laryssa Victoria Lopes, 15 anos, categoria cadete – 47kg, cadete de 14 e 15 ano e Eduardo Santos, 12 anos. Essa é a última oportunidade para quem tenta uma vaga no Mundial da modalidade que será realizada em outubro, em Santiago no Chile.

 

Dois representantes de Brasília têm chances reais de participar do evento. “Quero muito classificar para o Mundial, que será no fim de outubro”, diz Hardy, campeão Pan-Americano e terceiro lugar no Sul-Americano. Laryssa Victoria também busca uma vaga no Mundial. “Eles estão com muitas chances de conseguir as vagas. Mas precisamos participar da Liga da Juventude para garantir”, destacou o técnico Filipe Hardy.

 

Copa do Brasil de Paraciclismo – Nos dias 28 e 29 de setembro, Samara de Oliveira, 25 anos, Rosângela Amada da Silva, 39 anos, na categoria H4, e Dave Raposo Lemos, 39 anos, na categoria H1, participam da 3ª etapa da Copa do Brasil de Paraciclismo, no Leme, São Paulo. As etapas anteriores foram, respectivamente, em Maringá e Brasília. No primeiro dia será o estilo contrarrelógio e no segundo a maratona, em 54 km, dando o total de 20 voltas.

 

O trio busca, em São Paulo, melhorar o tempo, subir no ranking nacional e pódios. Os três primeiros classificados de cada categoria podem conquistar o benefício do Bolsa Atleta. Dave é o campeão da Copa Brasil e do Pan-Americano de Paraciclismo. Já as esportistas, como uma das únicas representantes da modalidade no Distrito Federal, costumam se revezar entre as primeiras colocações dos torneios.

 

“Eu venho me preparando muito para este campeonato. Quero melhorar meu tempo e ficar entre os melhores para poder participar das competições internacionais”, comentou a Samara.

 

Copa Brasil de Tênis de Mesa Paralímpico – Oito atletas paralímpicos de tênis de mesa viajam para Cuiabá (MT) onde participam a Copa Brasil de Tênis de Mesa. Esta é a terceira etapa da competição, as duas anteriores foram realizadas em São Paulo e Brasília.

 

Medalhista dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, Aloísio Lima, vai usar a competição para se manter no topo do ranking nacional.  “Eu estou próximo de fechar o ranking classificado para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. O importante é manter a minha pontuação para a conquista dessa vaga”, contou o atleta, que nos Jogos Rio 2016 conquistou a medalha de bronze.

 

Além de Aloísio, participam do torneio os atletas candangos: Valéria Schimit, Guaraci Loiola, Andrea da Costa, Cibele Pereira, Alana Câmara e David Lima e mais três integrantes da comissão técnica.

 

Lisbon International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship – Nesta sexta-feira (27), começa na capital portuguesa, o Lisbon International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship. Representando o Distrito Federal e o Brasil, Eduardo dos Reis, compete na categoria faixa preta média.

 

“Esse campeonato tem um peso muito grande. Ele é um dos mais fortes da Europa. E ganhando este campeonato ele ranqueia para o Pan-Americano e para o Mundial”, disse o atleta. O foco do lutador é o Mundial em maio do ano que vem.

 

Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia – Em Vila Velha (ES), Solange Leal, Leonardo Vieira e Lucas Amorim representam o Distrito Federal na Competição.

 

Compete Brasília – O programa regulamentado pela Lei nº 5.797, de 29 de dezembro de 2016, tem o objetivo de incentivar a participação de atletas e paratletas de alto rendimento em campeonatos nacionais e internacionais. Entre os requisitos para receber o benefício, o atleta precisa ser filiado à federação de sua modalidade, comprovar residência fixa no Distrito Federal há no mínimo dois anos e estar em plena atividade esportiva.