Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/12/21 às 14h28 - Atualizado em 13/12/21 às 14h35

Brasília recebeu 500 atletas em mais um grande evento esportivo

 

 

O 31º Campeonato Brasileiro de KungFu Wushu aconteceu neste fim de semana

 

Brasília recebeu mais um grande evento nacional, desta vez foi o 31° Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu, que aconteceu entre os dias 9 e 12 de dezembro, no ginásio da AABB. As competições contaram com aproximadamente 500 atletas de 19 estados e do Distrito Federal de todas as faixas etárias. Nesta edição, os lutadores disputam a seleção e o ranqueamento para torneios internacionais.

 

Há dois anos sem ser disputado devido à pandemia da Covid-19, o público desta edição não pôde estar presente às arquibancadas, mas acompanhou todas as lutas de maneira remota no canal da Confederação Brasileira de KungFu Wushu (CBKW).

 

Para a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, a divulgação e o apoio ao KungFu Wushu é mais uma importante ação para as novas gerações. “Com certeza esta edição vai marcar a vida dos atletas e do público em geral, foi o marco para o retorno dos atletas ao tatame, e a SEL não poderia estar presente para apoiá-los”, destaca.

 

A competição é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer, a Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu e a Federação de Wushu do Distrito Federal. A SEL apóia o evento por meio do termo de fomento no valor de R$ 470mil e emenda parlamentar de R$ 200mil.

 

Com mais de 220 mil praticantes no Brasil, a modalidade chegou ao Brasil na década de 1960 e einicialmente era praticado, na sua maioria pela comunidade chinesa. Disputado em categorias como interno, moderno, livre, sanda e shuaijiao, além de tradicional e adaptado, o esporte se difundiu no DF apenas na década de 1980.