Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
13/05/24 às 11h03 - Atualizado em 13/05/24 às 11h20

Banheiros do Parque da Cidade são reformados com investimento de R$ 1,2 milhão

Ao todo, foram reformadas 55 unidades na parte de louças, revestimentos de paredes, estrutura e hidráulica para aumentar o conforto dos visitantes

 

Quem gosta de passar um tempo de qualidade no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek pode contar com uma boa infraestrutura, após a reforma dos banheiros que contou com R$ 1,2 milhão de investimento do Governo do Distrito Federal (GDF). Os serviços foram executados em 16 estações com banheiros masculinos, femininos e para pessoas com deficiência (PcDs).

 

Foram trocadas cubas, vasos sanitários, pisos, bacias sanitárias e pintura | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

 

Ao todo, foram reformadas 55 unidades na parte de louças, revestimentos de paredes, estrutura e hidráulica. Foram trocadas cubas, vasos sanitários, pisos, bacias sanitárias, pintura e impermeabilização, visando não apenas à renovação estética, mas também atendendo a Norma Regulamentadora de Sanitários.

 

O administrador do Parque da Cidade, Todi Moreno, frisou que a reforma foi fundamental e priorizou a parte funcional interna. “Esses banheiros são de 1969, estavam ultrapassados, com goteiras e vazamentos. Uma reforma dessa magnitude não era feita há anos, renovamos toda a parte hidráulica e elétrica, com cuidado também na parte da privacidade usando divisórias individuais e não coletivas entre mictórios e vasos”, detalhou o gestor. Ele acrescentou que a concessionária Neoenergia já está trabalhando na questão da iluminação interna dos espaços.

 

Para execução da reforma dos azulejos, a Secretaria de Esporte e Lazer já iniciou as tratativas com a Fundação Athos Bulcão para assegurar que seja mantida a originalidade do projeto

 

Os banheiros também ganharam novas rampas de acessibilidade e a próxima etapa da obra será a reforma dos azulejos, que são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pontos de fotografia para diversos brasilienses.

 

Para execução desse serviço, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) já iniciou as tratativas com a Fundação Athos Bulcão para assegurar que seja mantida a originalidade do projeto. Os banheiros foram construídos de forma estratégica, debaixo de locais de descanso e com aberturas no teto para aproveitar ao máximo a luz do sol economizando energia elétrica.

 

“Achei bacana a reforma, ficaram muito bonitos e espaçosos”, diz a bombeira civil Yara Gomes Rocha

 

A bombeira civil Yara Gomes Rocha, 27, costuma frequentar o parque com a filha de 4 anos. Ao utilizar o espaço renovado, ela afirma que veio em boa hora. “Os antigos banheiros eram muito sujos. Até para a gente ficar com criança era bem complicado ou até mesmo a gente não sentia a vontade de usar, não tinha condição. Achei bacana a reforma, ficaram muito bonitos e espaçosos”, observa.

 

Além do banheiro que fica no Parque Ana Lídia, que é o mais completo com espaço família, os usuários que passam por outras estações também encontram os banheiros reformados.

 

É o caso do vigilante Vanderlino da Silva, 60, que costuma correr no parque e classifica as reformas feitas como necessárias. “Aqui havia uma precariedade e, às vezes, a pessoa deixa de vir por causa de um banheiro que não funciona”, ressalta.

 

*Agência Brasília