Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/04/19 às 17h54 - Atualizado em 3/04/19 às 18h00

Vôlei de praia movimenta Parque da Cidade até domingo (7)

COMPARTILHAR

Deu início a corrida em busca de uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. De quarta-feira (3/4) a domingo (7/4), no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, atletas de vôlei de praia participam de dois torneios que podem dar acesso ao megaevento esportivo. A primeira etapa da Continental Cup 2019 e a quarta fase do Circuito Sul-Americano de Voleibol de Praia reúnem apenas esportistas sul-americanos.

A Continental Cup classifica as melhores duplas (uma no masculino e uma no feminino) para a fase final do torneio, que será realizado em 2020. Os campeões de cada naipe garantem vagas para as Olimpíadas. Na etapa em Brasília, participam quatro duplas de seis países sul-americanos (Brasil, Equador, Bolívia, Paraguai, Venezuela e Uruguai). Eles se enfrentam entre si e os mais bem colocado segue rumo à ultima fase.

 

No masculino, o Brasil está representado por duas duplas recém-formadas. Pedro Solberg/Vitor Felipe e Alison/Álvaro jogaram, no primeiro dia, contra os bolivianos Edson Perez/Rubens Gonzales e Ricardo Cova/Sérgio Franco. “Sabemos da importância em começar bem essa caminhada pela vaga olímpica. É uma oportunidade boa para nossa dupla e para e ajudar o Brasil nesta disputa”, destaca Vítor.

 

Amanhã será a vez dos brasileiros enfrentarem Venezuela ou Paraguai. “Brasília não tem praia, mas sempre revelou grandes atletas e centros de treinamento. Acho que treinamos muito bem a nossa parceria e estamos prontos para representar o país. Esse torneio é muito bom com times sul-americanos fortes e queremos fazer o nosso melhor dentro de quadra. Isso é o mais importante”, conclui Alison.

 

No feminino, o primeiro time é formado pela por Victoria e Tainá. Juliana e Andressa são a segunda dupla feminina brasileira na Continental Cup. Com a desistência da Guiana, o Brasil já está garantido na final e só joga nesta quinta-feira (4), contra quem vencer a disputa entre Uruguai e Equador. A conquista da vaga na Continental Cup pertence ao país. Assim, as duplas vencedoras não necessariamente serão os times que estarão na Olimpíada de 2020.

 

Com o fim da Continental Cup, a quarta etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia, que ocupa o local de sexta-feira (5/4) até domingo (7/4), tem a participação de 16 duplas de nove países (Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai, Chile, Uruguai, Bolívia, Venezuela e Equador). O torneio garante quatro vagas para o mundial e cinco vagas para o Pan-Americano, além de contabilizar pontuação para o ranking sul-americano.

 

Para o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz, esses eventos ajudam a posicionar Brasília no circuito de grandes eventos esportivos. “A realização dos torneios de vôlei de praia em Brasília é mais um passo importante para solidificarmos o Distrito Federal como palco de eventos esportivos importantes”, destaca.

 

SERVIÇO

Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek

(Próximo ao estacionamento 13)

 

Continental Cup 2019

Dias 3 e 4 de abril. Quarta-feira e quinta-feira, das 8h às 16h – previsão para o término do último confronto.

Entrada franca.

 

Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia

Dias 4, 5 e 6 de abril. Sexta-feira, sábado e domingo, das 8h às 16h – previsão para o término do último confronto.

Entrada franca.