Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/09/19 às 17h14 - Atualizado em 6/09/19 às 10h40

Universo/Brasília participa do Torneio Interligas 2019 na Argentina

COMPARTILHAR

O principal time de basquete da cidade, o Universo/Brasília participa do Torneio Interligas 2019, que ocorre até domingo (8), simultaneamente, em uma cidade brasileira e em uma argentina. Em Corrientes, a cerca de 900 quilômetros da capital Buenos Aires, o representante candango, que viajou por meio do Compete Brasília, estreia nesta sexta-feira (6), às 21h45, contra o Regatas Corrientes (ARG). Um pouco antes, às 19h15, o Pato Basquete (PR) enfrenta o Comunicaciones Mercedes (ARG).

 

Nesse mesmo período, em Bauru (SP), a etapa brasileira acontece com a participação das seguintes formações brasileiras e argentinas, respectivamente – Sendi/Bauru Basket, Basquete Cearense, Boca Juniors e La Unión Formosa. Os times jogam no sistema todos contra todos em seus grupos. Após o término das disputas, os primeiros colocados de cada chave se encontram em uma única final em 14 de setembro. Caso o Universo consiga se classificar, há a possibilidade de mandar o jogo em sua casa.

 

Novo reforço do Universo/Brasília para a temporada 2019/2020, o pivô Bruno Fiorotto, de 2,07m, deixou o Solar Cearense (CE) para defender a camisa do time da capital federal. Se ambientando ainda com a cidade, jogadores e comissão técnica, ele já jogou várias vezes em Brasília, quando ainda fazia parte do time de Pinheiros. “Nesse campeonato nosso foco é vencer, entrosar a equipe, ganhar ritmo para a próxima temporada. Qualquer jogo é importante, ainda mais esse com nível internacional”, complementou o paulista.

 

Outro integrante do time, Ronald Rudson, que joga em Brasília desde os 17 anos, não esconde a vontade de conquistar o título. “Brasília é considerada a capital do basquete. Então é muito importante para a cidade participar de um evento como o Interligas. Estamos bastante focados neste torneio, que vai servir de preparação, e depois para o início da temporada. Vamos fazer de tudo para fazer um bom campeonato e trazer a final para cá”, avalia o gigante de 2,11m, o mais alto do time.

 

A competição, uma parceria entre a Liga Nacional de Basquete e a La Liga Argentina, retorna após uma parada de seis anos, sendo que as edições anteriores ocorreram em 2010, 2011 e 2012, tendo a participação de um representante do Distrito Federal nos dois primeiros anos. “Queremos criar espelhos para as crianças dos centros olímpicos e paralímpicos. Isso que a gente busca ao patrocinar o basquete profissional aqui. Objetivo nosso é transformar a base e potencializar os talentos de Brasília”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz. As partidas serão transmitidas ao vivo pelo facebook no do Novo Basquete Brasil (NBB).