Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/03/19 às 15h15 - Atualizado em 29/03/19 às 15h41

Olimpíadas de Ceilândia reúnem mais de 5 mil atletas

COMPARTILHAR

Com direito à execução do Hino Nacional pela Policia Militar do Distrito Federal, o acendimento da pira e o juramento da competição, foi dada a largada para as Olimpíadas de Ceilândia 2019. A 8ª edição do evento, aberta nesta quinta-feira (28), durante cerimônia no Centro Olímpico e Paralímpico do Setor O, contou com a presença do secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz. Na solenidade, houve também apresentações culturais e esportivas de pessoas da região administrativa.

 

 

A competição contabiliza mais de 5 mil participantes, que se enfrentam em 19 modalidades. São elas karate, dama, xadrez, judô, futevôlei, futsal, natação, atletismo, futebol, queimada, handebol, voleibol, dominó, tênis de mesa e basquete. Para pessoas com deficiência, são quatro opções: basquete em cadeira de rodas, natação, bocha e atletismo. De acordo com o regulamento, as federações de cada modalidade indicam os nomes dos competidores, que representam um setor de Ceilândia.

 

Mais de 200 crianças e adolescentes, entre 4 e 14 anos, se enfrentam no tatame do judô. Divididos por categorias que variam entre 23 kg e 75 kg, as lutas vão ocorrer no Ginásio Guariroba em 27 de abril. O professor Edvaldo Galdino, responsável pela arte marcial, comemorou o retorno da modalidade ao evento. “Estávamos há alguns anos sem judô nas Olimpíadas de Ceilândia. Fez grande falta, já que ele ensina princípios muito importantes, como a disciplina e o respeito”, diz.

 

Conceitos esses compreendidos pela Laiane Rocha Queiroz, 10 anos, que iniciou na luta em janeiro de 2018 e hoje se destaca como uma das participantes mais aplicadas. “Eu passava o dia em casa sem fazer nada após a escola. Procurei o judô para ter apenas uma distração e acabou sendo muito melhor que isso. Sou feliz no tatame. Quero judoca e viajar o mundo representando o meu país”, conta a jovem faixa azul que vai competir na categoria sub-11.

 

Os Centros Olímpicos e Paralímpicos do Parque da Vaquejada e do Setor O recebem as competições de atletismo, basquete, bocha e natação. As demais modalidades estão espalhadas em outros locais esportivos, como SESC Ceilândia, Escola Parque, Instituto Federal Brasileiro e campo de areia da Praça dos Eucaliptos. Promovida pela Administração Regional de Ceilândia, as Olimpíadas têm o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer.