Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/19 às 17h56 - Atualizado em 17/05/19 às 11h13

Mundial de wakesurf terá dois representantes de Brasília

COMPARTILHAR

Os atletas do Distrito Federal, Marcos Protta e Talita Flausino, serão os únicos representantes brasileiros no King of wakesurf, etapa do Mundial de Wakesurf, que será realizada neste fim de semana (18 e 19), na cidade de Bergamo, na Itália. Marcos e Talita viajaram no início da semana, por meio do programa Compete Brasília, e na Itália vão disputar pontos para a etapa final que será realizada no fim do ano.

 

“Em 2018 eu fui para esta competição na Itália e terminei em primeiro. Inclusive eu viajei com o apoio do Compete Brasília também”, comenta Protta.

 

O wakeSurf é um esporte onde os atletas surfam em uma onda produzida por um barco. “Este barco está preparado para fazer esta onda. E Brasília tem um diferencial em relação às outras cidades do mundo. Ela tem um lago em uma posição central e de uma qualidade muito boa. Este ambiente é totalmente favorável para acontecer o wakesurf. E a gente ainda tem um clima que ajuda bastante”, conta Marcos Protta, que está em primeiro no ranking nacional da modalidade.

 

Marcos e Talita treinam no Lago Paranoá e contam com ajuda de conhecidos para realizarem os treinamentos. “O wakesurf é um esporte muito elitizado porque precisa de um barco e nós não temos. Para treinar, a gente acabou criando um círculo de pessoas que estão dispostas a nos ajudar e elas emprestam este barco”, explica Talita.

 

Esta ajuda já gerou bons resultados: ela e Protta lideram o ranking nacional, e a atleta é a atual tricampeã brasileira de Wakesurf.

 

Apesar de um currículo com vários títulos, esta é a primeira vez que Talita participa de uma competição internacional. Esta também é a primeira vez que ela viaja com o auxílio do Compete Brasília, e as expectativas da atleta para voltar da Itália com um título inédito é grande. “São mais de 30 competidores do mundo todo e a gente tá bem cotado para este campeonato e temos muitas chances de ficar entre os primeiros”, conclui Talita.