Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/09/20 às 14h02 - Atualizado em 17/09/20 às 14h09

Liga Candanga apresenta projeto para o futebol feminino amador

COMPARTILHAR

A equiparação de salários de jogadores e jogadoras das Seleções Brasileiras Principais, anunciada no início de setembro pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), atraiu ainda mais olhares para a categoria que continua se desenvolvendo mundo afora. E assim como em regiões brasileiras, no Distrito Federal não é diferente. Nesta semana, a Liga Candanga de Futsal compareceu à Secretaria de Esporte e Lazer para apresentar um projeto a curto, médio e longo prazo, desenvolvido especialmente para elas, no campo do futebol amador.

 

Com a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão, e o secretário Executivo de Futebol, Paulo Victor Barbosa de Carvalho, estiveram o presidente e o vice-presidente da entidade, respectivamente, William Cleber e Marcos Carvalho, que entregaram o planejamento que pode futuramente ser desenvolvido em parceria com a pasta do Esporte. A ideia é alavancar o futebol feminino amador em Brasília. “A Liga Candanga já é muito experiente no futsal em todos os níveis e categorias, masculino e feminino. Sentimos essa necessidade de expandir para o futebol feminino, que está muito abandonado”, diz Carvalho.

 

Para Celina Leão, o empoderamento feminino no esporte é fundamental para ultrapassar barreiras relacionadas ao preconceito de gênero. “Apoiamos iniciativas que sejam focadas na qualidade de vida e saúde por meio do esporte. E acredito que um plano voltado para as mulheres no futebol amador de Brasília possa colaborar bastante para que elas confirmem seu espaço nesse ambiente, antes somente praticado e organizado por homens”, exemplifica. O planejamento da Liga Candanga se divide em três bases: desenvolvimento de um bom calendário, capacitação de profissionais envolvidos e condições materiais de treinamento.

 

Na ocasião, a dupla também se atualizou sobre a liberação de treinamentos e campeonatos do futebol e futsal amadores, que pode ocorrer nos próximos dias seguindo todos os protocolos de saúde e segurança. Caso aconteça, a primeira competição de futebol feminino organizado pela Liga Candanga acontece no próximo mês.

 

POR BIANCA MOURA, DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER