Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/19 às 16h21 - Atualizado em 17/05/19 às 11h33

Campeonato entre Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF começa 18 de maio

COMPARTILHAR

Começa neste sábado (18) o Torce, Jogos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal. O evento, considerado a maior competição esportiva de Brasília, é realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer e pela e Fundação Assis Chateaubriand. A expectativa é que mais de cinco mil atletas participem dos jogos que englobam 20 modalidades e acontecem em Samambaia, Estrutural, São Sebastião e Sobradinho. As inscrições foram gratuitas e aconteceram em abril.

 

Com duração de cinco meses, o Torce tem modalidades regulares, adaptadas – para pessoas com deficiência – e especiais. O público abrange competidores desde os quatro anos de idade até os idosos. Segundo Flávio Bonora, coordenador da edição 2019 do campeonato, esporte é sinônimo de inclusão, por isso o Torce tem uma abrangência tão grande de participantes. “Os Centros Olímpicos e Paralímpicos são locais em que todos são bem-vindos, não importa a idade, gênero, raça, nada. E o Torce é assim também, com competições em que todos podem jogar e serem campeões”, destaca.

 

O Torce dura de maio a setembro, com rodadas em grupos e em estilo “mata-mata”. Serão mais de 700 jogos ao total, contando as modalidades individuais e coletivas. Além das tradicionais, como vôlei, basquete, tênis, boxe e outras, o campeonato tem duas competições especiais, que são a Turminha Campeã, para crianças de quatro a oito anos, e a corrida de revezamento de idosos.

 

A edição de 2019 tem como tema “A jornada para a vitória”. Flávio explica que o significado por trás do slogan do Torce é o desejo que os atletas entendam o quanto vale a uma vitória. O caminho até ser um campeão é árduo e com sacrifícios, mas vale a pena. “E quando falamos sobre vencer, isso engloba muito mais do que ser o primeiro e subir no pódio. Vitória é superar limites pessoais, não desistir, passar por cima de obstáculos físicos e psicológicos. Isso é ser um campeão de verdade”, afirma. O coordenador do campeonato ainda salienta que esporte ensina muito mais do que fair play, pois prepara as pessoas para a vida de forma geral.

 

Serviço:

Torce 2019

Data: 18 de maio a 29 de setembro – A abertura do evento será no COP de Sobradinho, sábado(18), às 8h30. As competições vão das 9h às 12h. 

Local dos jogos: Centros Olímpicos e Paralímpicos de Samambaia, Estrutural, São Sebastião e Sobradinho