Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/08/19 às 18h12 - Atualizado em 29/08/19 às 18h33

Brasília receberá a Copa do Mundo de Triatlo em 2020

COMPARTILHAR

Brasília foi escolhida para sediar a Triatlhon World Cup, de 3 a 5 de abril de 2020. O anúncio feito, nesta quinta-feira (29), em Lausanne na Suíça, aconteceu durante o Congresso anual da International Triatlhon (ITU). A prova volta a ser realizada em território nacional após 15 anos, quando o Rio de Janeiro recebeu uma etapa mundial em 2004, o que coloca a capital federal no centro das atenções do triatlo brasileiro.

 

“Essa é mais uma importante conquista da Secretaria de Esporte do Distrito Federal e de Brasília, que se destaca como uma das melhores praças do Brasil para treinamento do triatlo, devido à qualidade do nosso trânsito, o Lago Paranoá e a altitude. Ao sediar um evento como esse, a cidade conquista, cada vez mais, seu espaço no cenário nacional e mundial do esporte. Estamos celebrando essa vitória com o triatlo brasileiro”, ressaltou o secretário da pasta Leandro Cruz.

 

O calendário da Copa do Mundo de Triatlo passa por 15 destinos do mundo, entre fevereiro e outubro do próximo ano. A etapa do Brasil, assim como todas as outras fases que ocorrem até a data limite de maio, vale classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Além disso, um diferencial da prova realizada em Brasília é que, dentro desse período classificatório, será a única que contará com as mesmas distâncias utilizadas nas Olimpíadas (1,5 mil metros de natação + 40 km de ciclismo + 10 km de corrida).

 

A iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer é uma parceria com a Confederação Brasileira de Triathlon.