Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/03/19 às 17h07 - Atualizado em 29/03/19 às 14h36

Brasília recebe etapa do Campeonato Brasileiro de Karate

COMPARTILHAR

O Ginásio de Esportes do Cruzeiro recebe de hoje (28) até domingo (31) a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Karate e a seletiva nacional.

 

São mais de 1000 atletas de todas as regiões do país brigando por melhores posições no ranking nacional. A seletiva nacional, que será disputada no domingo, garante vagas para o Sul-Americano de Karate, evento que será realizado no fim de abril na Bolívia.

 

A cerimônia de abertura foi feita na manhã desta quinta-feira (28) e contou com a presença do secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz, do presidente da Federação Candanga de Karate, Gerado Coelho, e do presidente da Confederação Brasileira de Karate, Luiz Carlos Cardoso.  O secretário falou sobre a importância de sediar o evento. “Para Brasília, é fundamental ter esta relação com o karate nacional. Nós queremos que Brasília não seja apenas a capital nacional do karate, mas de todas as artes marciais e todos os esportes. Queremos mostrar que Brasília pode ser um polo esportivo recebendo grandes competições e formando atleta,” afirmou Leandro.

 

E para os jovens atletas, a competição é ainda mais especial, já que o karate acaba de entrar para o calendário olímpico. E muitos sonham em representar o país já em Tokio 2020.

 

Este é o caso da atleta de Sobradinho, Laryssa Lopes, de 16 anos. Ela começou a praticar a modalidade aos nove anos de idade no Centro Olímpico e Paralímpico de Sobradinho. Ela divide a rotina dos treinos com os estudos. E o esforço da atleta já valeu a pena: O ano passado a jovem karateca disputou, pela primeira vez, um campeonato internacional, o Sul-Americano no Equador.  E, neste fim de semana, Laryssa briga por uma vaga para representar o Distrito Federal na Bolívia.

 

“O ano passado eu não consegui o pódio e este ano eu pretendo estar entre as melhores. Meu objetivo final é disputas as Olímpiadas”, afirmou, confiante.

 

Outro destaque do DF é o atleta Gabriel Hardy de 18 anos. O karate faz parte da vida dele desde os dez anos de idade.  No currículo, alguns pódios como o de Campeão Brasileiro, e as medalhas de bronze no Sul-americano e Panamericano.

 

“Domingo eu quero conseguir o índice para participar de mais um Sul-americano, mas meu foco é o Mundial e, para conseguir esta vaga, eu tenho que ganhar o Sul-Americano e o  Panamericano”, contou o atleta.

 

As disputas do Campeonato Brasileiro de Karatê acontecem a partir das 9 horas da manhã, no Ginásio de Esportes do Cruzeiro. A seletiva nacional será realizada no domingo, a partir das 10 horas da manhã.  A entrada é gratuita.